top of page
 

Neste consultório foi realizada uma pequena reforma sem quebras de parede, utilizando pequenas mudanças para tornar um ambiente nitidamente tranquilo de espera, leve e "clean". 

O espaço constitui de duas recepções que serão utilizados em conjunto por um grupo de médicos e uma sala de atendimento para um ginecologista e uma médica otorrinolaringologista.

Como na maioria das vezes as pessoas usam o begezinho, tão famoso para não errar. Mas precisamos nos arriscar em outras cores, claro sempre buscando a identidade das pessoas que irão utilizar o espaço e a finalidade do local. 

Consultório médico

E ao analisar algumas características primordiais do projeto, tive alguns pontos para iniciar o estudo dos ambientes. 

Um ponto era que os médicos já haviam comprado as poltronas da sala de recepção e da sala de espera. Assim o orçamento do conjunto de mão de obra e materiais precisou ser mais enxuto. Não podendo modificar muita coisa no ambiente, como uma grande reforma exigiria um orçamento maior.
Outro ponto muito importante era a identidade desses médicos. São médicos jovens e assim o ambiente precisa ter essa característica. Não podendo ser um ambiente com uma energia pesada e sim calma, alegre, contemporânea e jovial. 

 

Assim nas salas de recepção e espera precisei dar a mesma característica, pois elas são ligadas por um corredor comum do prédio comercial onde está localizado o consultório.
A ideia era integrar visualmente esses dois ambientes tão separados. Com a logística do paciente chegar para a consulta, passando pela primeira sala de recepção e depois sendo direcionado para a sala de espera e depois ser chamado para a consulta.

 

 

 

 

 

Na recepção já havia a mesa da recepcionista e não pudemos modificar nem a mesa e nem o local. 

Utilizando no projeto como partido as poltronas no tom acizentado foi proposto um papel de parede nos tons em com cinza e verde que iria compor juntamente com a cor da parede principal na tonalidade verde. 

O verde foi escolhido por trazer ao ambiente um aspecto calmo, fresco e por estar num tom suave também amplia o local que é mais apertado. 

A iluminação foi toda modificada com a troca de um teto com forro de gesso e uma iluminação mais clara. 

 

Para a sala da espera com as mesmas caracteristicas, mas destacando a parede com o papel de parede temos um painel de madeira para a televisão.

Como na recepção a iluminação com o forro de gesso foi todo modificado, clareando e ampliando o ambiente.

Para o consultório foram feitos estudos desse ambiente em 5 opções diferentes de posições dos móveis, como da mesa ginecológica, da cadeira para exame para otorrino e da mesa de atendimento ao paciente. 

Foi separado uma sala em dois ambientes por uma parede de drywall, ficando uma sala de atendimento e outra de exame, para melhorar o conforto dos pacientes.

Como o espaço é bem pequeno tivemos que adaptar a porta tradicional para uma porta camarão, conseguindo assim colocar as cadeiras dos pacientes.

Lógico que não conseguimos fazer milagres e ampliar muito o espaço para dois médicos. 

Terão que dividir a sala em horários diferenciados, porém conseguimos criar um local mais confortável de como estava antes. 

Fotos depois em slide:

Fotos recepção e espera antes em slide:

Fotos em slide:

bottom of page