top of page

Mercado de Flores Vila Alpina

 

​​Sapopemba, e entidades consagradas como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-SP) e a Universidade São Marcos, foi criado o Mercado de flores da Vila Alpina, para que substituíssem as simples bancas de flores antes utilizadas pelos floristas informais, localizadas em frente à entrada principal do Cemitério e Crematório São Pedro.
Este projeto teve início em 2007, quando a Subprefeitura e o SEBRAE avaliaram sua viabilidade através de um diagnóstico tecnológico realizado no local e região, seu desenvolvimento e realização, envolvendo os demais parceiros.
O mercado, construído entre setembro de 2008 e final de janeiro de 2009, ao custo aproximado de R$ 363 mil, tem capacidade para acondicionar 12 pequenas floriculturas, cada uma com sua estrutura própria, em condições climáticas favoráveis para o manejo de plantas.
Os boxes foram instalados em frente ao local que antes era usado pelos floristas, com barracas de lona para acomodar as flores e realizarem suas vendas, tornando assim um espaço desagradável e poluído para todos os habitantes que vivem e circulam no local. Assim o projeto teve como objetivo de realocar um grupo de vendedores que comercializavam flores em bancas rústicas perto do Cemitério São Pedro, popularmente conhecido como Cemitério da Vila Alpina.
Contemplando agora um conjunto de bancas modernas com possuem forro de lambri, pia com balcão e prateleiras, com área total da construída de 300 m².
Os freqüentadores têm hoje, com essas melhorias, uma área mais segura, confortável e prazerosa, pois o aspecto urbanístico no local está sendo todo melhorado também, proporcionando uma melhor qualidade de vida à população.
O trabalho proporcionou ainda o desenvolvimento da identidade visual do grupo, que gerou material de comunicação, uniformes, folders e cartões de visitas, tudo com a logomarca do Mercado de Flores.
A gestora do Projeto no SEBRAE-SP Patrícia Bega Arcaro comentou: “O objetivo do projeto é levar para a região a valorização do mercado, competitividade, lucratividade e o fortalecimento dos negócios”.
O grupo de floristas recebeu vários treinamentos em gestão administrativa empresarial, envolvendo gerenciamento, qualidade no atendimento, visão de mercado, negociação, custos, controles financeiros, planejamento, cooperativismo, gerenciamento e capacitação técnica em arranjos. A capacitação proporcionou ainda ao grupo melhor visão de mercado, foco no perfil de cliente diferenciado existente na região.
Relato de alguns dos comerciantes do Mercado das Flores
“Melhorou muito. Na época das barracas, eu não tinha nem vontade de vender flores com a minha mãe, era uma condição muito insalubre. Agora é bonito e profissional”, explica Maria Raniela Roque de Lima, da Rita Flores.
“Já nos primeiros dias da abertura do Mercado, mesmo antes do lançamento oficial, percebi a visita de um público diferente, que vem à procura de arranjos e presentes. Antes, era só o público que comprava crisântemo, para enfeitar os túmulos”, diz Roberto Amaro Bento, da Ouro Verde, representante da cooperativa que os comerciantes montaram. 
Mercado de Flores Vila Alpina
Local: Avenida Francisco Falconi, 837.
Horário de funcionamento: das 8h às 23h

 

Neste projeto trabalhei com uma equipe de alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Marcos, onde fiz parte na criação do projeto tanto sendo aluna da faculdade e estagiária de Arquitetura da Subprefeitura de Vila Prudente/ Sapopemba, foi feito a elaboração do projeto urbanístico e de concepção arquitetônica dos boxes de flores. Pudemos contar com toda a orientação do professor Felipe Xavier, orientador do Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura da São Marcos.
Foi uma grande iniciativa que envolveu a Prefeitura Municipal de São Paulo, a Subprefeitura de Vila Prudente / 

bottom of page