top of page

Parque Cultural da Vila Prudente

Trabalho Final de Graduação
O local

O bairro da Vila Prudente é um ótimo local para a implantação de um Parque Cultural devido a sua necessidade de um local onde as pessoas possam estar diretamente ligadas as práticas de uma diversidade de itens que maximizam seu bem estar, o nível da qualidade de vida e sua integração com ambientes de cultura, lazer e com a natureza.
No levantamento das pesquisas deste projeto foi analisado que além de não haver um espaço adequado nas proximidades que disponibiliza-se dos recursos necessários para suprir as necessidades e desejos dos habitantes do bairro e seus visinhos, é uma área em constante desenvolvimento e que apresenta ótimos resultados em relação aos principais pontos que um Parque Cultural deve ter, como espaço adequado para a implantação de uma estrutura que apresente uma grande área arborizada, uma variedade de ambientes como teatro, salas de musica e dança, biblioteca, espaço para a exposição de artes entre outros que juntos tem como foco propiciar aos habitantes lazer, recreação e cultura.

Proposta

A criação do projeto do Parque Cultural, no bairro da Vila Prudente, mais precisamente na Av. do Oratório, tem como porposta a  integração ao Clube Municipal Arthur Friedenreich e ao Parque Ecológico da Vila Prudente. O descaso do antigo proprietário Grupo Bourbon em relação à manutenção e cuidado da área. Ficando assim  um local importante para a região da Vila Prudente, em um enorme abandono que atualmente não possui nenhum uso útil para toda a população.
Este projeto tem como proposta utilizar o antigo terreno da fábrica Linhas Correntes que se encontra atualmente desapropriado onde possui uma grandiosa área verde em um espaço de 180.958.64 m².
Os benefícios por meio da analise estratégica deste projeto tem os seguintes aspectos, valorização do bairro disponibilidade de acesso, principais vias, dimensão do espaço físico, preservação da área verde, maximização dos recursos encontrados, localização, desenvolvimento de todo entorno entre outros pontos positivos

Programa

O Parque possuirá uma grande área arborizada, uma variedade de ambientes como teatro, salas de música e dança, ateliês, biblioteca e espaço para a exposição de artes. 

Para dinamizar todo o espaço do parque além dos edifícios foram criado locais como o Anfiteatro para apresentações ao ar livre e um espaço que propõe aos seus visitantes variar as atividades de lazer como no lago com um local para descanso e atividades mais tranquilas.

De forma a ampliar os espaços de recreação e também propiciar aos visitantes do parque mais conforto, será criado  uma marquise que trará como seu beneficio proteger os pedestres do sol e da chuva, de forma harmonica interligar as construções e edifícios que fazem parte de um mesmo conjunto arquitetônico de maneira a organizar o espaço livre, e talvez até criando uma visão de desequilíbrio intencional entre as áreas abertas e as fechadas.
Os caminhos neste projeto além de fazer com que seus usuários passeiem por todo o parque têm também a visão da integração com o bem estar e a qualidade de vida das pessoas que desfrutaram de uma grande área arborizada, logo, artes entre outras coisas, além de servir como ferramenta para ponto de encontro de seus visitantes. 

 

EDIFÍCIO A - EXPOSIÇÕES DE ARTE

Este espaço destinado a exposições de artes oferece ao seu visitante um ambiente projetado para receber obra de nacionais, internacionais ou mesmo artistas desconhecidos do público. 
Na cobertura os visitantes poderão encontrar exposições de artes ao ar livre.
O prédio possui uma forma simples e busca  integrar-se ao ambiente do parque. 

 

FACHADA DO EDIFÍCIO A E B

A fachada destes edifícios traz ao parque um dinamismo em seu visual, através de paineis de Artes com cores vivas chamam a atenção de quem passa pelo parque sendo melhor visualizada por aqueles que passeiam pela marquise.

 

EDIFÍCIO B - BIBLIOTECA

O Parque Cultural oferece aos seus visitantes um espaço de leitura e estudo. 
A biblioteca criada está dividida em três pavimentos, sendo eles: 
- Pavimento térreo: um espaço para convivência e refeições, sendo fechado por vidros assim integrando o espaço interno ao externo do parque.
- 1º pavimento: onde se encontra o acervo, podendo ser realizada pesquisas ao seus usuários.
- 2º pavimento: um ambiente todo destinado para o estudo e leitura, com um local para café e uma varanda que envolve uma parte do prédio, para assim o usuário poder disfrutar da paisagem do parque.
- Cobertura: um dos diferenciais do Parque Cultural é a entrada do nivel mais alto do parque por este edifício. Aqui o visitante pode ter uma ampla visão de todo parque.

 

EDIFÍCIO C- MÚSICA, DANÇA E ATÊLIE

O usuário do Parque Cultural encontrará neste prédio três pavimentos distintos por suas atividades, mas que são relacionados a cultura. Um espaço para a criação que depois poderá ser exibida pelo parque.
No pavimento térreo há um espaço reservado para pequenas apresentações culturais, um ambiente para biblioteca de audio com vários estilos de música onde o usuário poderá ouvire um jardim interno para se agregar ao meio ambiente do parque.
No 1ª pavimento se encontram as salas de música com ambientes amplos para o conforto dos alunos e professores. Com varandas que se ligam ao meio externo.
No 2º pavimento é destinado para os atêlies de artes e no 3º pavimento um amplo ambiente dinâmico para aulas e ensaios de dança.

 

TEATRO

Para levar ao Parque Cultural um espaço destindo a concertos, shows musicais, congressos, seminários, peças teatrais e palestras foi criado um teatro com ambientes agradáveis e confortáveis para seu publico e usuários. Com capacidade para 300 espectadores e espaço para cadeirantes.

 

bottom of page